Grupo de Pesquisa

O Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul congrega seus pesquisadores – docentes e discentes na seguinte concepção:

Dentre suas políticas institucionais o IFC tem como princípio que todos os cursos se engajem em ações que rompam as fronteiras entre Instituição de Ensino e Comunidade e isto também se aplica ao Curso de Pedagogia. Tal princípio busca sua efetivação de políticas que correspondam ao tripé: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa apresenta-se com potencialidade de estabelecer uma estreita articulação com o ensino e a extensão, uma vez que o ato de pesquisar deve permear todas as ações e evolui em complexidade e rigor à medida que os níveis educativos se aprofundam, acompanhando o princípio da verticalização, que é a marca dos Institutos Federais. Deve-se ter em consideração que o IFC, na perspectiva de unidade, representa uma única instituição que oferta educação profissional em vários níveis de ensino: médio, pós-médio, graduação e pós-graduação, inclusive em nível stricto senso. No caso da área de educação, essa verticalização se dá pela oferta da formação inicial (pedagogia), e da formação continuada na pós-graduação (lato e stricto sensu), destacando seu mais recente programa de Mestrado em Educação (acadêmico), que é um programa intercampi.

Nessa perspectiva, a pesquisa, regida pela Resolução 070/2013 do Consuper, é entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão e visa à geração e à ampliação do conhecimento, estando necessariamente vinculada à criação e à produção científica e tecnológica, seguindo normas éticas em pesquisa preconizadas pela legislação vigente.

A integração da pesquisa com o ensino é concretizada por meio de estratégias pedagógicas que possibilitem aos discentes o envolvimento com métodos e técnicas de pesquisas e a compreensão das estruturas conceituais nas diferentes áreas do saber e de acordo com os diferentes níveis de formação. Especificamente para o curso de Pedagogia as disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos (que perpassam do primeiro ao oitavo semestre) estabelecem de maneira mais direta essa relação, embora todas as demais devam ter a pesquisa como princípio pedagógico. Outra oportunidade se faz para a articulação entre pesquisa e ensino – e em certos casos até mesmo de extensão – quando os estudantes realizam as atividades de Prática como Componente Curricular (PCC), bem como pelo envolvimento dos docentes do curso em pesquisas formalizadas, cadastradas no IFC. Anualmente são publicados editais de fomento à pesquisa, aos quais os docentes – e os estudantes por eles orientados – podem concorrer. Vale destacar também que as políticas institucionais possuem editais de fluxo contínuo – tanto para pesquisa quanto para extensão.

 No ano de 2019 teremos a integralização da primeira turma do curso e o resultado das pesquisas realizadas serão socializados e apresentados/defendidos no evento próprio do curso: PEDAGOGIA EM FOCO, conforme programação a seguir:

PEDAGOGIA EM FOCO – 18 a 21 de novembro de 2019

Descrição: Trata-se de um evento do Curso de Pedagogia, aberto ao público. Será contado como dias letivos para docentes e discentes, com registro de presenças, sendo algumas atividades obrigatórias em Disciplinas no Curso.

Objetivos:

  • Constituir-se como oportunidade de ampliação e aprofundamento do processo formativo do pedagogo.
  • Possibilitar espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas, a partir dos estágios curriculares obrigatórios e das Disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos.
  • Compartilhar com a comunidade (publicização) o percurso formativo dos estágios curriculares obrigatórios.
  • Compartilhar com a comunidade (publicização) resultados de pesquisas de Trabalhos de Curso – TC.

Promove: Curso de Pedagogia – IFC – Campus Rio do Sul/SC.

PROGRAMAÇÃO:  PERÍODO NOTURNO
Dia 18/11/2019 segunda-feira Dia 19/11/2019 terça-feira Dia 20/11/2019 quarta-feira Dia 21/11/2019 quinta-feira
Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Auditório da Unidade Urbana – Horário: 19h às 22h – Abertura Cultural: canção interpretada em LIBRAS – Palestra com a Profa. Dra. Solange Aparecida Zotti   – Lançamento dos livros do PRODOCÊNCIA: Vol. 1 e 2. – Divulgação do Logo escolhida para representar o evento Pedagogia em Foco, Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo) e sala T9 Horário:19h30min às 21h30min – Socialização dos Estágios II e IV – na modalidade de MOSTRA. Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaços da Unidade Urbana Horário: 19h às 22h – Atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra. Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo) e sala T9 Horário: 19h às 22h: – Seminário de socialização e defesa de TC – Trabalhos de Curso. Observação: Também ocorrerão defesas de TC, ao longo dos dias do evento, em períodos matutino e vespertino, conforme agenda abaixo.
  SEMINÁRIO E BANCAS DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO – TC  
ESTUDANTE(S) ORIENTADOR(A) TÍTULO TC DATA HORÁRIO AVALIADORES MODALIDADE
Aline França Rubens Prawucki Os conceitos de 19/11/2019 13h30min – Rubens Prawucki  
    alfabetização e     – Moacir Gubert Banca
    letramento nas     Tavares  
    vozes dos     – Cintia Franz  
    professores da        
    rede municipal        
    de ensino de Rio        
    do Sul        
Ana Paula dos Reis Rogério Souza Pires Os desafios 20/11/2019 17h – Rogério Souza  
e Danielle S.   atuais para a     Pires Banca
Schvetcher   formação de     – Marinês Dias  
    professores na     Gonçalves  
    Educação     – Tatiana Pires  
    Especial     Escobar  
Andreia Patricia de – Amauri Carboni A arte do origami 21/11/2019 19h – Amauri Carboni  
Andrade Bitencourt como     Bitencourt Seminário
  (Orientador) possibilidade     – Solange Aparecida  
  – Solange Aparecida pedagógica para     de Oliveira Hoeller  
  de Oliveira Hoeller alunos com     – Jaqueline Dezner  
  (Coorientadora) Transtorno de     Liz e Souza  
    Déficit de        
    Atenção e Hiperatividade (TDAH) na rede municipal de educação de Rio do Sul (um estudo de caso)        
Andressa Gonçalves da Cunha e Pâmela Aparecida Cardoso Antônio João Fidélis A importância da música para crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão da literatura 18/11/2019 13h30min Antônio João Fidélis Adriana Marin João Carlos Ruszczyk   Banca
Andreza Günther Moacir Gubert Tavares As concepções do brincar nos documentos norteadores do currículo da Educação Infantil 21/11/2019 15h30min Moacir Gubert Tavares Patrícia da Costa Sabino Francisléia Giacobbo dos Santos   Banca
Daniela Longo e Suéli Olivia Carpes Francisléia Giacobbo dos Santos A importância do lúdico na Educação Infantil 21/11/2019 19h Francisléia Giacobbo dos Santos Solange Aparecida de Oliveira Hoeller Joice Daniela Pereira Nunes   Seminário
Débora Silva de Figueiredo Solange Aparecida de Oliveira Hoeller Uma análise das políticas públicas 21/11/2019 19h – Solange Aparecida de Oliveira Hoeller Seminário
    para a Educação     – Francisléia  
Infantil na última Giacobbo dos
década no Santos
município de Rio – Joice Daniela
do Sul – SC Pereira Nunes
(2009-2019): a  
criança como  
sujeito de direito  
Eduarda Furlani Morgana Scheller Mapeamento 21/11/2019 17h – Morgana Scheller  
Kresch   acerca do ensino-     – Nakita Ani Banca
    aprendizagem de     Guckert Marquez  
    (noções)     – Moacir Gubert  
    matemática(s) na     Tavares  
    Educação Infantil        
    e nos Anos        
    Iniciais        
Larissa Morgana Bruna Donato Reche A concepção 21/11/2019 19h – Bruna Donato  
Jandt   bancária e     Reche Seminário
    perspectivas de     – Francisléia  
    Paulo Freire     Giacobbo dos  
    acerca da     Santos  
    Educação     – Solange Aparecida  
          de Oliveira Hoeller  
Luciana Formagi Francisléia Giacobbo Os papéis do 21/11/2019 19h – Francisléia  
Ignaczuk dos Santos Pedagogo     Giacobbo dos Seminário
    Escolar na rede     Santos  
    municipal de     – Maria Lenir Stupp  
    ensino em Rio do     – Neiva Hoeppers de  
    Sul (SC)     Araújo  
Maria Eduarda G. Solange Aparecida Atendimento 21/11/2019 19h – Solange Aparecida Seminário
Klaumann e de Oliveira Hoeller Educacional     de Oliveira Hoeller  
Tairana da Silva   Especializado – Tatiana Pires
Figueira   (AEE) para Escobar
    alunos com – Amauri Carboni
    Transtorno de Bitencourt
    Déficit de  
    Atenção e  
    Hiperatividade  
    (TDAH):  
    interações e  
    mediações  
    pedagógicas  
Maria Helena Marinês Dias A inclusão de 20/11/2019 16h – Marinês Dias  
Comper Gonçalves estudantes com     Gonçalves Banca
Giacomozzi   Transtorno do     – Rogério Sousa  
    Espectro Autista     Pires  
    no Ensino     – Tatiana Pires  
    Regular     Escobar  
Regina Cátia Marinês Dias Inclusão 20/11/2019 15h – Marinês Dias  
Kelim Thiel Gonçalves educacional de     Gonçalves Banca
    crianças com     – Rogério Sousa  
    deficiência na     Pires  
    Educação Infantil     – Tatiana Pires  
          Escobar  
Rosângela de Fátima Moreira Clarice Vaz dos Santos Arbelo A importância do desenvolvimento motor   para     os alunos   dos  anos iniciais do ensino 21/11/2019 14h Clarice Vaz dos Santos Arbelo Bruna Maria Silvério Aldair Forster   Banca
    fundamental        
Tatiana de Salles Morgana Scheller Jogos 21/11/2019 19h – Morgana Scheller  
    matemáticos nos     – Rogério Souza Seminário
    anos iniciais:     Pires  
    percepções a     – Tatiana Pires  
    partir dos estudos     Escobar  
    recentes        
Thamires Hames Moacir Gubert Desenvolvimento 21/11/2019 19h – Moacir Gubert  
Graf Tavares dos sentidos em     Tavares Seminário
    bebês:     – Francisléia  
    fundamentos para     Giacobbo dos  
    a prática     Santos  
    pedagógica do     – Solange Aparecida  
    professor     de Oliveira Hoeller  

Importante: As defesas inscritas na modalidade Seminário serão realizadas no espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo). O ensalamento das bancas será divulgado posteriormente.

Informações e contatos: 

Coordenação do Curso de Pedagogia

E-mail: pedagogia.grad.riodosul@ifc.edu.br                                                                       

Fone: (47) 3525 – 8622

Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul. Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América. CEP: 89160-202.  Rio do Sul – SC. Fone: (47) 3525-8600. http://www.ifc-riodosul.edu.br