Brinquedoteca

BRINQUEDOTECA: “Cem Linguagens…”

NORMAS DE USO – BANNER BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA – 2019

NORMAS DE USO – BANNER BRINQUEDOTECA PEDAGOGIA – 2019

Dia 19/06/2018: Crianças da Associação da Vovó Belinha participaram da Contação de História – Disciplina de Alfabetização e Letramento II

A professora Joice D. P. Nunes promoveu na Disciplina de Alfabetização e Letramento II a construção de aventais pedagógicos para contação de histórias. Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Pedagogia produziram seus aventais e puderam utilizá-los na prática, com a presença de crianças de Centro de Educação Infantil que vieram até a nossa Brinquedoteca. Esta atividade teve apoio do Projeto de Extensão Brinquedoteca Cem Linguagens, coordenado pelos professores Amauri Bitencourt e Solange Hoeller, contando com a colaboração da bolsista Mariana Perciack.

 

BRINQUEDOTECA – CEM LINGUAGENS

Um projeto de brinquedoteca precisa ser compreendido na concepção mais ampla do significado do brincar para as crianças, sobretudo, nos espaços institucionalizados para este fim. Atualmente, as crianças começam a frequentar cada vez mais cedo as instituições educativas, como as creches e as escolas de Educação Infantil. Nesses espaços, o brincar, muitas vezes, é desvalorizado em relação a outras atividades, consideradas mais produtivas. A brincadeira acaba por ocupar o tempo da espera pelos pais, do intervalo, quando sobra tempo, etc. Valorizar a brincadeira não é apenas permiti-la, é suscita-la. Destacamos que o espaço da Brinquedoteca, para além de um cumprimento legal, pretende se estabelecer por meio do ensino/pesquisa/extensão, como já anunciado, considerando três demarcações que permeiam os objetivos deste projeto e as ações pertinentes a ele: 1) A Brinquedoteca como espaço de formação inicial (graduandos) e continuada (profissionais do magistério da comunidade); 2) A Brinquedoteca como espaço de interação: docentes e demais servidores do campus; acadêmicos/professores da comunidade/crianças, etc; 3) A Brinquedoteca como espaço de captação de recursos: para estágios / PCCs / oficinas para os acadêmicos, monitorias.

INTEGRANTES:

Coordenadoras do Projeto: Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e Nakita Ani Guckert Marquez

Demais colaboradores do Projeto:

Amauri Carboni Bitencourt

Moacir Gubert Tavares

Rogerio Sousa Pires

Patrícia da Costa Sabino

Bruna Donado Reche

Morgana Scheller

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA: “CEM LINGUAGENS…”

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA – 2019. – APROVADO EM COLEGIADO

The links below may help additional hint homework help instant business math homework help you can get it here