Laboratório de Ensino e de Aprendizagem

LAPED – Laboratório Pedagógico: interações, ensino e aprendizagem

BANNER LAPED PEDAGOGIA – 2018

NORMAS DE USO – BANNER LAPED PEDAGOGIA – 2019

1.JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO DO LAPED
A criação do LAPED – Laboratório Pedagógico: interações, ensino e
aprendizagem – visa oportunizar vivências significativas aos acadêmicos e docentes do curso
de Pedagogia, bem como ao público externo, na perspectiva de participação e interatividade,
buscando conciliar teoria e prática, nos processos de ensino e de aprendizagem.
A dinâmica e uso do espaço do LAPED estarão relacionados aos componentes
curriculares do curso, oportunizando a diversidade e a articulação de propostas à comunidade
acadêmica. Também salienta-se que será possível, estender à oferta do espaço às demais
licenciaturas do campus, cursos de qualificação profissional, cursos de pós-graduação e extensão.
Outra possibilidade de uso do LAPED, refere-se ao recebimento e acolhimento de
estudantes da Educação Básica, principalmente, da Educação Infantil e anos iniciais, para
participarem de atividades propostas pelos docentes e/ou acadêmicos do Curso de Pedagogia.
Com intuito de contemplar distintas dimensões, por meio do curso de Pedagogia
(responsabilidade social, dimensão acadêmica e institucional), o LAPED pretende desenvolver
projetos sociais, multiculturais e de formação humanística, envolvendo ensino, pesquisa e
extensão.
O LAPED será um espaço que pretende discutir, refletir e propor acerca de diversas
metodologias, teorias, práticas, epistemologias, que enfatizem temáticas que envolvam aspectos
éticos e estéticos, vinculadas às necessidades docentes e discentes, bem como ações interventivas
de cunho multicultural e de respeito à diversidade humana – princípios fundamentais previsto no
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia do campus Rio do Sul.
Para tanto, a proposta será desenvolver projetos pedagógicos ou de ensino, atividades,
eventos, palestras e oficinas, no âmbito da pesquisa e da extensão, potencializando o uso do
espaço, contemplando atividades pedagógicas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão,
tais como: planejamento das práticas como componente curricular, do estágio
supervisionado, assim como o desenvolvimento de eventos, palestras e oficinas. Tudo
isso potencializará o uso do espaço e a construção da profissionalidade docente no que
tange aspectos da formação e atuação do professor ao se considerar as dimensões teórica,
técnica, reflexiva e crítica da profissão docente.
2. DO ESPAÇO FÍSICO
O espaço para o LAPED será a sala 308, da Unidade Urbana, com prolongamento
para o espaço da Brinquedoteca. Este espaço visa articular ensino, pesquisa e extensão.
Tem-se no ensino o enriquecimento no processo de formação inicial dos acadêmicos dos
cursos de licenciatura, especialmente aos do curso de Pedagogia. Na pesquisa, vislumbrase
o Laboratório como espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisas que
envolvam atividades nas áreas de conhecimento e do currículo da Educação Básica. E na
extensão, por meio do atendimento às crianças e/ou estudantes da Educação Básica da
região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI, assim como
atividades de formação continuada com os professores que atuam na Educação Básica,
sejam eles da rede pública municipal/estadual, filantrópicas e outras que poderão ser
acrescidas em acordo com as demandas que surgirem.
3. OBJETIVO GERAL
Reconhecer, aprofundar e valorizar a formação dos licenciados – em especial do
curso de Pedagogia – na perspectiva de participação, interatividade e dialogicidade
pragmática, buscando conciliar teoria e prática, nos processos de ensino e de aprendizagem,
especialmente, voltados para a Educação Básica em suas etapas e modalidades.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estabelecer-se como espaço de exploração com a criação de diversos materiais
e espaços temáticos das áreas do conhecimento.
• Constituir-se em um ambiente que possibilite o desenvolvimento e exploração
das diversas linguagens e manifestações expressivas, ligadas aos processos de
ensino e de aprendizagem.
• Consolidar-se como espaço de organização, catalogação, indexação e acervo de
brinquedos, jogos e bibliografias sobre jogos, brinquedos e brincadeiras.
• Constituir-se como espaço que promova oficinas, cursos ou palestras e vivências
de atividades para a comunidade em geral – em especial, a professores em
formação continuada ou às crianças que frequentam a Educação Básica.