Viagens Técnicas

VIAGENS, PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS, VISITAÇÕES E VISITAS TÉCNICAS
ACONTECEU EM  2019!!!

III Fórum de Formação de Professores – IFC

Licenciaturas do Campus Rio do Sul participam do III Fórum de Formação de Professores. Na ocasião, apresentaram trabalhos em rodas de conversas sobre projetos integrados, estágios, pesquisas e processos educativos: oportunidade de aprendizado, troca de experiências e convívio… Também ocorreu o lançamento do livro do projeto Prodocência/IFC – Pesquisa é Práticas Pedagógicas nas Licenciaturas, apresentando textos de professores do Curso de Pedagogia. Organização: Solange Zotti e Profe Deise Reisdoefer.

Trabalhos apresentados:

Quadro de Memórias: Atividade integrada na 1ª fase do curso de Pedagogia – IFC – Campus Rio do Sul Autores: COSTA, Josiane Mara da – JOCHEM, Francieli – SILVA, Marcilio Justino da – SOBOTTKA, Maria Carolina – ZICKUHR, Eliete do Carmo Medeiros – HOELLER, Solange A. de Oliveria – TAVARES, Moacir Gubert – PIRES, Rogério Sousa – BITENCOURT, Amauri Carboni

Estágio Supervisionado e Formação de Professores: sentidos e significados do itinerário formativo no curso de Pedagogia– IFC – Campus Rio do Sul. Autores: COMPER, Maria Helena – KELIM, Regina Cátia – SCHVETCHER, Danielle Schreiber – REIS, Ana Paula – SILVA, Daniani – TUON, Cristilane – JESUS, Janaina de – JESUS, Karina de – PICKLER, Raquel – HOELLER, Solange A.de Oliveira – PIRES, Rogério Sousa – SANTOS, Francisléia Giacobbo dos.

Agradecimento especial às/aos acadêmicas/os que estiveram conosco.

 

Participação na Feira do Livro: 10/10/2019

Turmas de pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul, acompanhadas pelos docentes Nakita Marquez, Rogério Pires e Solange Hoeller, participam da Feira do Livro de Rio do Sul:  realizaram visitação aos espaços da Feira; assistiram à peça teatral  “Um lugar chamado lugar nenhum” da companhia Cobaia Cênica em parceria com a Fundação  Cultural de Rio do Sul: sensibilidade, leveza, reflexão, existencialismo, tempo…; apreciaram o lançamento de livros, prestigiando a nossa ex-professora no curso: Silvia Paulo.
Resumo: noite muito especial.
Texto e imagens: Solange Aparecida de Oliveira Hoeller.

Professores e acadêmicos do Curso de Pedagogia participaram do Congresso Catarinense de Educação Especial promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que aconteceu no campus da UFSC, em Florianópolis.

Nos dias 09, 10 e 11 de setembro, as alunas do curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul, Regina Catia Kelim Thiel, Maria Helena Comper Giacomozzi  e  a professora orientadora Marines Dias Gonçalves e o professor Rogério Sousa Pires participaram, apresentando suas pesquisas, do primeiro Congresso Catarinense de Educação Especial promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial(FCEE) em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que aconteceu no campus da UFSC, em Florianópolis.

Com cerca de 600 participantes e 140 trabalhos selecionados para apresentação oral ou pôster, o Congresso também contou com o apoio de uma comissão científica formada por pesquisadores doutores da área da educação especial das principais universidades e instituições atuantes na Educação Especial no Estado de Santa Catarina, como Universidade do Vale do Itajaí, Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), entre outras.

Visita Técnica: Estudo de Caso sobre a modalidade Educação a Distância

Em 19/09, estudantes da 6ª Fase na disciplina Fundamentos da Educação a Distância (Profª Francisléia Giacobbo), estiveram na cidade de Blumenau visitando o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante a visita técnica, os acadêmicos puderam participar de uma roda de conversa onde o funcionamento da modalidade e cursos do sistema UAB foram conhecidos; os estudantes também tiveram acesso a materiais didáticos e conheceram a estrutura física e tecnológica do Polo. Desta forma, a experiência possibilitou um estudo de caso sobre a gestão de um sistema público de EaD, ampliando as discussões realizadas em sala de aula. Agradecimentos especiais a equipe do Polo UAB, especialmente às professoras Magda Martins da Silva (Coordenadora) e Morgana (Tutora) pela atenciosa recepção e acolhida.

Fotos: Thais Daniele Almeida.

 

Viagem de Estudos : Curitiba (PR)

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2019 professores e acadêmicas/os do Curso de Pedagogia – IFC – Campus Rio do Sul realizaram uma viagem de estudos a Curitiba, organizada nas Disciplinas de Fundamentos e Metodologia em História (Solange Hoeller) e Antropologia (Amauri Bitencourt).

O roteiro contemplou a visita ao Jardim Botânico; Mercado Público Municipal; visita guiada/mediada ao Museu Oscar Niemeyer (MON); Teatro José Maria (peça Contos); Visita monitorada ao Museu do Holocausto; Visita ao Centro Histórico de Curitiba (Feira de Artesanatos, Pavilhão Étnico, Museu Histórico Paranaense).

Foram momentos felizes e significativos de convívio, aprendizado e reflexão.

 

 

Participação no Desfile Cívico de Sete de Setembro – 2019

Visita à exposição Pregnância de Cor

No dia 19 de Março de 2019 os alunos da 1ª fase do Curso de Licenciatura em  Pedagogia, junto com os alunos da 1ª fase do Curso de Licenciatura Matemática, participaram da exposição pregnância de cor Tato Carboni o evento ocorreu na Fundação cultural. A atividade foi articuladas nas disciplinas de História da Educação lecionada pela docente Solange Aparecida Hoeller e Filosofia da Educação dirigida por Amauri Carboni Bitencourt, com objetivo de destacar espaços formais e não formais na formação de professores.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS /2018

VIAGEM DE ESTUDOS À FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

No dia 28 de setembro, acadêmicos da 2ª e 4ª Fases do Curso de Pedagogia e 4ª Fase do Curso de Licenciatura em Matemática, estiveram na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José, para realizar um dia de estudos de campo. Na visita, os acadêmicos puderam conhecer os centros de atendimento e serviços prestados pela FCEE, conversar com professores e profissionais técnicos, além de conhecer a estrutura física e tecnológica da Instituição. A atividade foi organizada pelas professoras Jaqueline Denzer, Joice Nunes e Francisléia Giacobbo dos Santos e, teve como objetivo principal, proporcionar reflexões e vivências para além da sala de aula, no que tange ao atendimento pedagógico de alunos com necessidades educacionais especiais. Certamente, um dia de muito aprendizado para todos os participantes! (Texto e imagens: professoras organizadoras da viagem de estudos).

                                                              

VIAGEM DE ESTUDOS ORGANIZADA PELA PROFESSORA PATRÍCIA, DA COSTA SABINO NA DISCIPLINA JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA

 No dia 18 de setembro o curso de Pedagogia realizou uma viagem de estudo, pela disciplina Jogo, Brinquedo e Brincadeira, com alunos da 2ª e 4ª fase, em parceria com o curso de Licenciatura em Matemática. A viagem teve como objetivo visitar o projeto de extensão Quem Quer Brincar? da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS.  Além da visita ao projeto, participamos de uma aula/colóquio com a professora Tânia Fortuna, que leciona as disciplinas Jogo e Educação, Psicologia da Educação: Jogo I e Psicologia da Educação: Jogo II.

A viagem se constitui em momentos de diálogo e troca de saberes com outros espaços de construção do conhecimento.  A disciplina Jogo, Brinquedo e Brincadeira tem entre os seus objetivos a constituição do sujeito brincante. Ou seja, uma formação que permita aos alunos(as) constituir-se como sujeito brincante, capaz de criar espaços lúdicos na sua prática enquanto docente.

A viagem ainda proporcionou atividades culturais, com visita a museus. Assim, visitamos a exposição de fotográfica “Vida nos Coletivos”, de Claudio Macedo, no museu da UFRGS e a exposição Etnos: faces da Diversidade, no Santander Cultural, uma imersão na cultura de vários povos através da muitas mascaras em exposição.

Assim, apresentamos abaixo um pouco do vivenciado nessa busca pelo saber brincante.

(Texto e imagens: Professora Patrícia, da Costa Sabino).

VIAGEM DE ESTUDOS A CURITIBA/PR: CURSOS DE LICENCIATURAS!

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2018 acadêmicos da Pedagogia e Licenciatura em Física realizaram uma viagem de estudos à capital paranaense com o objetivo de aprofundar questões ligadas aos componentes curriculares: Fundamentos e Metodologia em História, História da Educação, e Antropologia, atendendo também a aspectos ligados aos temas transversais exigidos na formação dos licenciados.

O roteiro incluiu as seguintes atividades: visita ao Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer (MON), Mercado Municipal, Largo da Ordem (Centro Histórico, Feira de Artesanatos, Pavilhão Étnico, Museu Histórico Paranaense, etc), Ópera de Arame, Teatro com a peça “A morte pede passagem”, inspirada em fatos reais e no universo literário de Agatha Christie.

A viagem foi organizada e acompanhada pelos professores: Amauri Bitencourt e Solange Hoeller (Textos e imagens: professores organizadores da atividade).

           

VIAGENS TÉCNICAS / 2017 

DIÁRIO DO ALTO VALE: Curso de Pedagogia IFC – campus Rio do Sul é noticia… a viagem foi muito especial MESMO… Cultura…conhecimento… aprendizado… crescimento… e por vai…

CONFIRA:  https://www.diarioav.com.br/alunos-do-ifc-viajam-para-sao-paulo/

A viagem foi organizada pelos professores Amauri Carboni Bitencourt e Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e terá a participação de professores do curso (Rogério Pires, Patrícia Sabino, Tatiana Escobar e Clarice Arbelo). Os acadêmicos das segunda e quarta fases do Curso de Pedagogia estão envolvidos neste projeto e participaram da viagem. O roteiro contemplou museus, livraria, teatro, exposições, etc.  Saída dia 07/09/2017 – Retorno dia 10/09/2017. CONFIRA o Roteiro!!! Museus paulistas (2).pptx – ROTEIRO

Dia 07/04/2017: Florianópolis – NDI/UFSC; Centro Educacional Menino Jesus – metodologia montessoriana. Organização: professoras Nakita Marquez e Francisléia Giacobbo.

Dia 27/04/2017: Visita Técnica ao Museu e Arquivo Histórico de Rio do Sul. Organização: Professora Solange Hoeller e professor Amauri Bitencourt.

Dia 28/06/2017: Florianópolis – ACONTECEU – Viagem de estudos para o Colégio Nossa Senhora de Fátima em Florianópolis e Centro Histórico de São José/SC – 28/06/2017

No dia 28 de junho de 2017, 33 acadêmicos, da primeira fase do Curso de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia, acompanhados pelos professores Amauri Carboni Bitencourt, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e Nakita Ani Guckert Marquez, do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, visitaram o Colégio Nossa Senhora de Fátima em Florianópolis e o Centro Cultural da cidade de São José/SC.

O colégio Nossa Senhora de Fátima é alicerçado numa educação salvatoriana, cuja proposta Educativa “propõe um processo de educação reflexivo e comprometido, tendo como principal aspecto a transmissão de valores e o desenvolvimento do potencial intelectual e afetivo da pessoa”. Também desenvolvem uma teoria da aprendizagem aplicada, qual seja, a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM, de autoria do pedagogo e psicólogo Reuven Feuerstein). A equipe pedagógica do Colégio expôs a proposta educativa, bem como as teorias de Reuven Feuerstein de forma a entender e conhecer essa nova abordagem educativa em que trabalham.

Após essa explanação os acadêmicos e docentes do IFC – campus Rio do Sul puderam observar na prática como se dava esse processo de ensino e aprendizagem visitando as dependências do Colégio, especialmente nos espaços de educação infantil e anos inicias. A estrutura do colégio, bem como a atenção aos alunos, mereceu destaque pelos acadêmicos do IFC.

Outro lugar visitado foi o Centro Cultural de São José. Quem acompanhou a visita ao Museu e a outros espaços culturais foi o historiador Nelson Felix dos Santos, que de maneira simples e atenciosa, explicou os detalhes dos lugares visitados. Com o projeto “Conhecer São José”, os acadêmicos e docentes puderam conhecer a cultura e história do município, tais como: Museu Histórico, Beco do Carioca, Câmara Municipal, além da bela Beira-Mar.

Foi uma viagem de estudos cujo aprendizado se estende para além da sala de aula, contribuindo na formação pedagógica e cultural dos alunos e professores. Ótimas recepções e atendimentos em ambos os locais!

Dias 07 a 10/09/2017: São Paulo – Visita a Museu; Centro Educacional; Biblioteca; e Teatro.

VIAGENS TÉCNICAS/2016

 1º Semestre/2017: Região das Missões (Santo Ângelo e São Miguel das Missões) RS, foi organizada pelos professores Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Amauri Carboni Bitencourt e Monica Denzer nas Disciplinas de História da Educação, Filosofia da Educação e Psicologia da Educação.

2º Semestre: Visita Técnica à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizada na cidade de São José (SC).

Create fantastic movies your friends will https://goldessayclub.com enjoy or share it with the world on youtube, facebook and other sites.