Perfil do Egresso

PERFIL DO EGRESSO

O  Licenciado  em   Pedagogia deverá ser  um  profissional  com   perfil  de pesquisador-crítico-reflexivo,  habilitado a atuar  no ensino, na  pesquisa, na organização e  gestão de   projetos educacionais  e  na produção e  difusão  do conhecimento, em  diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua  formação   e    identidade   profissional.

De    acordo   com    as  Diretrizes Curriculares  Nacionais (Resolução CNE/CP n.  1,  de  15  de  maio de  2006), o egresso do curso de  Pedagogia deverá estar apto a:

I  –  atuar com   ética e  compromisso  com   vistas à construção de   uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreender, cuidar e educar crianças de  zero a cinco anos, de  forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;

III  –  fortalecer  o  desenvolvimento  e  as  aprendizagens de   crianças  do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV  –  trabalhar, em  espaços escolares e  não-escolares, na promoção da aprendizagem de  sujeitos em  diferentes fases do  desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

V  –   reconhecer  e   respeitar as  manifestações  e   necessidades  físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI  –  ensinar   Língua  Portuguesa,   Matemática,   Ciências,   História, Geografia,  Artes e  Educação  Física, de   forma  interdisciplinar e  adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – relacionar as linguagens dos meios de  comunicação à educação, nos processos  didático-pedagógicos, demonstrando  domínio das  tecnologias de informação e  comunicação adequadas  ao desenvolvimento de  aprendizagens significativas;

VIII  –  promover  e  facilitar  relações  de   cooperação entre  a  instituição educativa, a família e a comunidade;

IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com  postura investigativa, integrativa e  propositiva em  face de  realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de  exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças  de natureza  ambiental-ecológica, étnico-racial,  de   gêneros,  faixas  geracionais, classes  sociais,  religiões, necessidades  especiais,  escolhas  sexuais,  entre outras;

XI – desenvolver trabalho em  equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e  avaliação do  projeto pedagógico;

XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em  ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e  alunas e  a realidade sociocultural em  que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de  ensinar e de  aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do  trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilizar, com  propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XV – estudar e aplicar criticamente as  diretrizes curriculares e  outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar, encaminhando o resultado de  sua avaliação às instâncias competentes.

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