Projeto Ensino

PROJETOS DE ENSINO, ATIVIDADES INTEGRADAS, AÇÕES EDUCATIVAS E CIDADÃS, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA

ANO DE 2019:

Projeto integrado na 4ª fase de Pedagogia realiza oficinas para crianças da Educação Básica

 Entre os dias 31 de outubro e a 08 de novembro de 2019, professores e acadêmicos organizaram diversas vivências em forma de oficina para crianças da Educação Básica de instituições educativas de Rio do Sul. Fizeram parte do Projeto: Alfabetização e Letramento; Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa (Professora Nakita Anami Marquez); Didática II (Professor Rogério Pires); Fundamentos em Matemática (Professora Morgana Scheller). As vivências foram organizadas nos espaços da Brinquedoteca, do LAPE D e salas de aulas da Unidade Urbana.

(Imagens: Professores articuladores do Projeto Integrado).

Acadêmicos da 6ª fase, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia em História, organizam seminários sobre “Diversas fontes, possibilidades metodológicas, recursos e materiais para o ensino da história na Educação Básica”.

Nos dias 16, 23 e 30 de novembro de 2019 acadêmicos da 6ª fase, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia em História (Professora Solange Hoeller), organizam seminários sobre “Diversas fontes, possibilidades metodológicas, recursos e materiais para o ensino da história”. Dentre os aspectos destacadas estiveram a literatura de cordel, documentos, canções, imprensa, vídeos, telejornais elaborados com auxílio de tecnologias digitais. Contamos com a presença de convidados da cidade de Rio do Sul (Sr. Dolfi Marzall e Sra. Mirna Marzall; Sr. Jeferson Vieira) que enriqueceram a temática sobre fontes orais,narrando aspectos da história do município.

(Texto e imagens: Solange Hoeller).

No dia 24 de outubro de 2019 acadêmicos da 4ª fase de Pedagogia participam de oficina para construção de terrário na Semana da Ciência e Tecnologia, organizada pelos acadêmicos do Centro Acadêmico da Física (CAFES) – Campus Rio do Sul/SC

 

Roda de Conversas: Modalidades da Educação Básica e Gestão escolar!

Nos dias, 25, 26 e 27 de setembro o curso de Pedagogia promoveu, por meio das disciplinas Modalidades da Educação Básica II e Gestão escolar, uma roda de conversa com profissionais da área da pedagogia, que atuam em diferentes etapas da Educação Básica e nas  modalidades de Educação Profissional Tecnológica (EPT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como na gestão escolar. O objetivo foi proporcionar, por meio do diálogo, que os/as alunos/as do curso compreendessem um pouco mais sobre algumas áreas de atuação do pedagogo/a nas esferas municipal, estadual e federal, com nossos interlocutores, representantes desses distintos espaços.  Como futuros pedagogos e pedagogas nossos alunos/as podem atuar nas modalidades da EPT e EJA. A gestão escolar também se configura como campo de atuação. Neste sentido, a roda de conversa, realizada com diferentes profissionais das redes de ensino, foi um rico  momento de aprendizado e ampliação de  saberes.

(Texto e imagens:  Professora Patrícia da Costa Sabino e Professor Rogério Souza Pires).

EXPOSIÇÃO: RECORTES DE TRAJETÓRIAS DE VIDA A PARTIR DE IMAGENS (ICONOGRAFIA)

Disciplina: Fundamentos e Metodologia em História  (6ª fase – Pedagogia)

Professora: Solange Aparecida de Oliveira Hoeller

Objetivo: Apresentar recortes de trajetórias de vida, a partir da iconografia, tomando a história como fio condutor da produção do trabalho e das narrativas.

Concepção da atividade

Para além da tradicional árvore genealógica ou da chamada “constelação familiar”, está o trabalho voltado para os Recortes de Trajetórias de Vida. Este permite ao sujeito eleger pontos para sua narrativa de modo a contemplar aspectos que deseja socializar, tornar público ou destacar sobre sua história, sem a necessidade de expor aspectos que não se sinta confortável ou que, simplesmente, naquele momento, não deseja compartilhar. O ponto de partida poderá ser aquele eleito pelo sujeito, a partir do qual ele (re)construirá sua trajetória. Motivo este, que ter-se-á diversas representações… múltiplos modos de revelar-se… variadas formas de trazer à tona o passado articulado ao presente. Esta atividade fez parte da Unidade do Plano de Ensino que trata do uso e a problematização de fontes históricas como fundamento da construção do conhecimento histórico escolar.

(Texto: Professora: Solange Aparecida de Oliveira Hoeller

Imagens: Cristilane Tuon)

Alunos de professores da Escola Modelo Ella Kurth Socializaram Projetos de Ensino na Unidade Urbana:

Na noite de 18/09/2010 Escola Modelo de Educação Básica Ella Kurth, localizada no bairro de Rainha , em Rio do Sul ( SC ) e oferece aulas de Ensino fundamental I, Ensino fundamental II. Na ocasião os alunos e professores socializaram projetos de ensino aos acadêmico as das 4ª; 6ª e 8ª fases do Curso de Pedagogia.  A atividade foi mediada pela Professora Nakita A. G. Marquez.

 

Participação no Desfile Cívico de Sete de Setembro – 2019

Atividades desenvolvidas nas aulas de Antropologia!

ACONTECEU: PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019!!!

Projeto integrado – 1ª fase do CURSO DE PEDAGOGIA – IFC Rio do Sul

A atividade Quadros de Memória, a partir de memoriais de vidas das/os acadêmicas/os, fez parte da Socialização do Projeto Integrador das Disciplinas  do primeiro semestre: PPE I (professor Moacir Tavares e professora Bruna Donato);    História da Educação (professora Solange Hoeller);  Filosofia da Educação (professor Amauri Bitencourt);    Pedagogia e Profissão docente (professor Rogerio Pires) e Leitura e Produção Textual (Professor Sigfrid Fromming). Foram momentos lindos de aprofundamento, aprendizagem e reflexão… As imagens abaixo refletem o resultado das noites de 04 e 05 de julho de 2019, nas dependências da unidade urbana do IFC.

 

Palestra sobre Autismo articulada com o Projeto AACC – Atividades  aprofundamento científico-culturais!

No dia 15/06/19 (Sábado), das 08h e 30min às 11h e 30min aconteceu no Auditório da Unidade Urbana a palestra sobre “Autismo na escola: diferentes formas de aprender e ensinar – experiências do cotidiano na Educação Especial”. A palestra foi proferida pela especialista, Profª Liliane Niehues, docente da APAE – Rio do Sul/SC. O evento faz parte do projeto AACC, do Curso de Pedagogia e, foi organizado pela disciplina Psicologia da Educação, articulado pela professora Francisléia Giacobbo dos Santos.

Roda de Conversa com o Sr Harry Wiese:

Disciplinas: Infância e Educação Infantil; Modalidades da Educação Básica I e Didática I.

O dia que foi realizado: 06 de junho de 2019 no Auditório do IFC (unidade urbana).

Turmas: 3ª e 7ª fases

Convidado: Harry Wiese.

 Horário: das 19h às 21h45

Objetivo: Conhecer como acontece a educação formal e não formal (se existe) na nossa região.

A pauta do Sr. Harry foi a seguinte:

1 AS ESCOLAS PARTICULARES ALEMÃS DA COLÔNIA HAMMONIA (em torno de uma hora).

1.1            Histórico

1.2            Fundamentação: Lutero, Pestalozzi e Weber

1.3            Jus soli e jus sanguinis

1.4            A Heimat e o dualismo

1.5            Igreja e escola

1.6            Calendário e programa escolar

1.7            As Campanhas de Nacionalização

2      LITERATURA

2.1  Minhas obras

2.2  A função da literatura

2.3  Reflexões sobre leitura e escrita

3      ESPAÇO PARA QUESTIONAMENTOS

4      APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DO AUTOR

Texto e imagens: Professora Silvia Paulo.

Atividade alusiva ao Dia do índio: acadêmicas/os indígenas!

No dia 17 de Abril de 2019 os alunos do Curso de Licenciatura em  Pedagogia, junto com os alunos do Curso de Licenciatura Matemática, participaram  da atividade com o grupo indígena, composto por alguns discentes do IFC . O grupo fez uma  apresentação cultural indígena, onde exibiram seus costumes, danças  da sua cultura logo em seguida abriram para perguntas pode saciar um pouco da curiosidade dos ouvintes.

Palestra: CEPSH – Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos

No dia 17 de Abril de 2019 os alunos do Curso de Licenciatura em  Pedagogia, junto com os alunos do Curso de Licenciatura Matemática, participaram  da atividade com o professor Me. Marcio Lucio, do Campus de Camboriú, a palestra foi sobre o Comitê de ética em pesquisa com Seres Humano – CEPSH.  Trata-se de um colóquio que, apesar de ter sido planejado no âmbito da disciplina de PPE V, do curso de Pedagogia. O evento foi aberto a todos. Depois do colóquio houve uma apresentação cultural indígena, onde trouxeram alguns costumes e danças da sua cultura logo em seguida abriram para perguntas

Roda de Conversa: Experiências e Diálogos sobre o trabalho pedagógico na gestão escolar

Nas noites de 8, 9 e 10 de abril, os acadêmicos da 3ª fase do curso de Pedagogia do IFC/Rio do Sul promoveram a atividade intitulada “Roda de Conversa: Experiências e Diálogos sobre o trabalho pedagógico na gestão escolar”. Nela, estiveram presentes nove pedagogas gestoras de instituições escolares formais da cidade de Rio do Sul, públicas e privadas, convidadas para dialogarem com a turma sobre suas funções pedagógicas e a complexidade do trabalho pedagógico nas diversas áreas de atuação. Tratou-se de uma proposta da disciplina Pesquisa e Processos Educativos III que tem como premissa a formação acadêmica interdisciplinar e articulada com a investigação prática profissional, ministrada pelas professoras Bruna Donato e Patrícia Sabino. Foi um momento importante de formação, uma vez que os acadêmicos puderam entender e aprofundar seus conhecimentos sobre as especificidades da profissão pedagogo nos espaços formais de educação.

SOCIALIZAÇÃO DO PAINEL HISTÓRICO: ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA E PERÍODO MEDIEVAL E RENASCIMENTO

Turma: 1ª Fase – Curso de Pedagogia

Data: 14 e 21 de março de 2019.

Professora Solange Hoeller

Temas:

  1. Antiguidade grega: Paideia / educação ateniense e educação espartana.
  2. Antiguidade romana: humanitas / educação heroico-patrícia / educação cosmopolita.
  3. Idade Média: A educação mediada pela fé /Paideia cristianizada / escolas monacais.
  4. Idade Média: A formação militar: a educação do cavaleiro / as universidades / a educação da mulher.
  5. Renascimento: O humanismo / educação leiga /educação religiosa reformada.
  6. Renascimento: reação católica e o colégio dos jesuítas.
  7. Brasil – catequese e início da colonização: a chegada dos jesuítas / fase horoica a catequese.
  8. Brasil – catequese e início da colonização: as missões / período de consolidação – a instrução da elite.

CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS RIO DO SUL – IFC –

Instituto Federal Catarinense

Pessoal, é TANTO que realizamos em apenas 3 anos de curso que não cabe aqui!!!
Confiram estas e  outras atividades já divulgadas (textos e imagens) na Página Oficial da Pedagogia: http://pedagogia.ifc-riodosul.edu.br/

  • Projeto de Extensão: Do aprender ao ensinar matemática nos anos iniciais, coordenado pela professora Morgana Scheller
  • Grupo de Estudos sobre Gênero e Diversidade: Coordenado pela
    Professora Patrícia Sabino. O público se constitui de Alunos/as dos Cursos de Licenciatura do IFC-Rio do Sul, bem como pessoas da comunidade interessadas no tema.
  • Projeto da Brinquedoteca: Cem Linguagens da Criança
  • Projeto LAPED – Laboratório Pedagógico: interações, ensino e aprendizagem
  • Projeto de extensão: Luzes, câmera, educ(ação): o cinema vem ao IFC,
    coordenado pela professora Bruna Donato
  • Projeto de extensão: atividades Pedagógicas de Aprofundamento
    Científico-Cultural (AACC), coordenado pela professora Solange Hoeller e pelo professor Amauri Bitencourt
  • Projeto de Ensino: “Colóquios (Integrados) Sobre Questões Educacionais Contemporâneas”, coordenado pela professora Solange Hoeller e pelo professor Amauri Bitencourt
  • Projeto Integrador PPE I -Socialização Quadros de Memórias – Biblioteca da Unidade Urbana.
  • Projeto de Ensino: Projeto integrador das disciplinas do 4º semestre (4ª fase de Pedagogia)
  • Curso de FIC/CQP: para profissionais da Educação da Região da AMAVI, com a colaboração de diversos docentes (Moacir Gubert Tavares, Adriana Quadros, Marines Gonçalves, Patrícia Sabino, Morgana Scheller, Dominique Martins Calixto, Nakita A. G Marquez, Tatiana Escobar, Fátima P. oliveira, Paula G. Civiero, Adriana Marin e Bruna Donato Reche)
  • Formação sobre CEP – Comitê de Ética em Pesquisa: Professores Francisléia G. dos Santos e Moacir Gubert Tavares
  • Viagens Técnicas e de Estudos
  • Exposição de Trabalhos
  • Jornada das Licenciaturas
  • FETEC – Feira de Conhecimento Tecnológico e Científico – IFC/campus
    Rio do Sul
  • Participação na abertura e na Oficina de Contação de Histórias na Feira do Livro de Rio do Sul
  • Socialização do Estágio I e II – Educação Infantil: professores Francisléia G. dos Santos, Rogério S. Pires e Solange A. O. Hoeller.
  • Palestras de Oratória: Atividade do 1º Semestre: “Como Falar Em Público” Palestrante Roberto Ribeiro. Integrante da Disciplina História da Educação sob a responsabilidade da professora Solange Aparecida de Oliveira Hoeller (1ª Fase De Pedagogia). Atividade do 2º Semestre: “O Poder das Palavras”. Palestrante Roberto Ribeiro. Data 14/10/2016. Integrante da disciplina Literatura e Educação sob a responsabilidade da professora Bruna Maria Silva Silvério. (2ª Fase De Pedagogia).
  • Palestra na disciplina de PPE II: “A Pesquisa como Construção do Saber”. Data 28/11/2016. Palestrante Sandra Aparecida dos Santos. Atividade proposta pelos professores Moacir Gubert Tavares e Nakita Ani Guckert Marquez.
  • Vivência Teatral na disciplina Fundamentos e Metodologia em Artes
  • Crianças da Associação da Vovó Belinha participaram da Contação de
    História – Disciplina de Alfabetização e Letramento II
  • Jogos e Brincadeiras para o Ensino de Matemática: com a Professora
    Morgana Scheller
  • Acadêmicos da 5ª Fase visitaram o Laboratório de Física para atividade mediada pelas professoras Angelisa B. Clebsch e Adriana Marin
  • Oficina de Artes com a Professora e Artista Noeli Floriani, organizada pela professora Bruna Donato Reche, com A 3ª Fase de Pedagogia
  • O Projeto de Extensão – Atividades Pedagógicas de Aprofundamento
    Científico-Cultural (AACC) promoveu atividade de Equoterapia
  • 3ª Fase de Pedagogia, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia em
    Artes realizou visita à “Exposição de Xilogravuras: A Grandeza das Artes Menores”
  • Palestra Epistemologia do Professor de Matemática: Um Enfoque Sobre Frações: atividade coordenada pela professora Morgana Scheller.

                 

ACONTECEU EM 2018!!!

ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFC – CAMPUS RIO DO SUL PARTICIPARAM DA   ATIVIDADE FORMATIVA ORGANIZADA PELA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

Atividade articulada pela Profa. Francisléia Giacobbo dos Santos

No dia 25 de agosto a disciplina Psicologia da Educação articulou, no âmbito do curso de Pedagogia, um encontro formativo com os professores Liliane Niehues e Marcelo da Cunha cujo tema central foi “As deficiências e a atuação docente”. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se: aspectos gerais sobre prevenção de deficiências; características da deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo; materiais e recursos pedagógicos para o atendimento a alunos com deficiência. Neste importante momento de formação, os acadêmicos puderam conhecer métodos e técnicas de ensino, materiais e atividades adaptadas e, principalmente, compartilhar da experiência dos palestrantes, profissionais especializados na área da educação especial, com vários anos de atuação. Nesta proposta, a disciplina buscou ampliar o espaço da sala de aula oportunizando a troca de informações e experiências, contribuindo assim para qualificar o processo formativo dos acadêmicos (futuros pedagog os). Aproveitamos o espaço para agradecer aos professores palestrantes pelo aceite ao convite e pela rica exposição, à Coordenação do Curso pelo apoio e aos estudantes presentes, razão maior dos esforços empreendidos para a realização deste encontro. (Texto e imagens: Professora Francislèia Giacobbo dos Santos)

                                             

PARTICIPAÇÃO NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO 2018:

ACADÊMICOS DA SEGUNDA FASE: PEDAGOGIA E LICENCIATURA EM FÍSICA EM INTERAÇÃO COM ALUNOS HAITIANOS…

ATIVIDADE INTEGRADA PROMOVIDA PELO CURSO DE PEDAGOGIA: ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA E CIDADANIA

Na última quarta-feira (13/09/2017), no período noturno, na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul – ocorreu a atividade de integração acadêmicos da segunda fase do curso de Pedagogia, segunda fase de Licenciatura em Física e alunos dos Cursos Básico de Língua Portuguesa para Imigrantes Haitianos Português e Cidadania (os dois últimos promovidos pelo IFC, em parceria com a CÁRITAS de Rio do Sul). Participaram em torno de 65 pessoas, entre professores e alunos. A atividade foi promovida pelo Curso de Pedagogia, nas disciplinas de Antropologia e História da Educação e foi coordenada pelos professores Amauri Carboni Bitencourt e Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, contando com o acompanhamento da professora Adriana Quadros que colabora com o projeto de formação para os imigrantes haitianos. O objetivo central foi a integração entre os envolvidos, destacando aspectos culturais, sociais, antropológicos, sociais, dente outros, relacionados às vivências distintas e também das similaridades e afinidades entre participantes. (Texto: Amauri Carboni Bitencourt e Solange Aparecida de Oliveira Hoeller).

         

ACONTECEU!!!

SOCIALIZAÇÃO (MOSTRA) DO PROJETO INTEGRADOR
PESQUISAS E PROCESSOS EDUCATIVOS IV (PPE IV)
:

4a FASE DE PEDAGOGIA

Socialização (Mostra): Projeto integrador da PPE IV e disciplinas  do 4º semestre do curso de pedagogia campus Rio do Sul: Os acadêmicos da 4ª fase do curso de pedagogia vivenciaram o projeto PESQUISAS E PROCESSOS EDUCATIVOS IV com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do (CEPLAS, Colégio Dom Bosco, E. E. B. Francisco Altamir Wagner, E. E. B. Paulo Cordeiro, E. E. B. Ricardo Marchi, Escola Adventista e  Instituto Maria Auxiliadora), de 27/11 a 01/12/2017. Os resultados dessas vivências foram expostos na Socialização (Mostra), realizada dia 08/12/2017, das 19h às 21h, na Sala 308 e na Brinquedoteca da Unidade Urbana do IFC. A Socialização (Mostra) foi  fruto do projeto integrador envolvendo as disciplinas de PPE IV; Didática II; Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa; Alfabetização e Letramento; Fundamentos em Matemática. O projeto foi coordenado pelos professores Solange Hoeller e Amauri Bitencourt e contou com a colaboração dos professores: Rogério Pires, Nakita Marquez, Sigfrid Fromming e Morgana Scheller.

Imagens da Socialização (Mostra): Dia 08/12/2017 – Unidade Urbana – IFC – campusRio do Sul.

                        

Fonte: Cecon – IFC – campus Rio do Sul.

PROJETO EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS – 2016

Perfect for beginners, intermediate and advanced students, these video lessons are i need help with my homework using https://justdomyhomework.com/ as good as having an english teacher in your pocket.