Projeto de Pesquisa

O Curso de Pedagogia do IFC – Campus Rio do Sul congrega seus pesquisadores – docentes e discentes na seguinte concepção:

Dentre suas políticas institucionais o IFC tem como princípio que todos os cursos se engajem em ações que rompam as fronteiras entre Instituição de Ensino e Comunidade e isto também se aplica ao Curso de Pedagogia. Tal princípio busca sua efetivação de políticas que correspondam ao tripé: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa apresenta-se com potencialidade de estabelecer uma estreita articulação com o ensino e a extensão, uma vez que o ato de pesquisar deve permear todas as ações e evolui em complexidade e rigor à medida que os níveis educativos se aprofundam, acompanhando o princípio da verticalização, que é a marca dos Institutos Federais. Deve-se ter em consideração que o IFC, na perspectiva de unidade, representa uma única instituição que oferta educação profissional em vários níveis de ensino: médio, pós-médio, graduação e pós-graduação, inclusive em nível stricto senso. No caso da área de educação, essa verticalização se dá pela oferta da formação inicial (pedagogia), e da formação continuada na pós-graduação (lato e stricto sensu), destacando seu mais recente programa de Mestrado em Educação (acadêmico), que é um programa intercampi.

Nessa perspectiva, a pesquisa, regida pela Resolução 070/2013 do Consuper, é entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão e visa à geração e à ampliação do conhecimento, estando necessariamente vinculada à criação e à produção científica e tecnológica, seguindo normas éticas em pesquisa preconizadas pela legislação vigente.

A integração da pesquisa com o ensino é concretizada por meio de estratégias pedagógicas que possibilitem aos discentes o envolvimento com métodos e técnicas de pesquisas e a compreensão das estruturas conceituais nas diferentes áreas do saber e de acordo com os diferentes níveis de formação. Especificamente para o curso de Pedagogia as disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos (que perpassam do primeiro ao oitavo semestre) estabelecem de maneira mais direta essa relação, embora todas as demais devam ter a pesquisa como princípio pedagógico. Outra oportunidade se faz para a articulação entre pesquisa e ensino – e em certos casos até mesmo de extensão – quando os estudantes realizam as atividades de Prática como Componente Curricular (PCC), bem como pelo envolvimento dos docentes do curso em pesquisas formalizadas, cadastradas no IFC. Anualmente são publicados editais de fomento à pesquisa, aos quais os docentes – e os estudantes por eles orientados – podem concorrer. Vale destacar também que as políticas institucionais possuem editais de fluxo contínuo – tanto para pesquisa quanto para extensão.

No ano de 2019 teremos a integralização da primeira turma do curso e o resultado das pesquisas realizadas serão socializados e apresentados/defendidos no evento próprio do curso: PEDAGOGIA EM FOCO, conforme programação a seguir:

PEDAGOGIA EM FOCO – 18 a 21 de novembro de 2019

 

Descrição: Trata-se de um evento do Curso de Pedagogia, aberto ao público. Será contado como dias letivos para docentes e discentes, com registro de presenças, sendo algumas atividades obrigatórias em Disciplinas no Curso.

Objetivos:

  • Constituir-se como oportunidade de ampliação e aprofundamento do processo formativo do pedagogo.
  • Possibilitar espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas, a partir dos estágios curriculares obrigatórios e das Disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos.
  • Compartilhar com a comunidade (publicização) o percurso formativo dos estágios curriculares obrigatórios.
  • Compartilhar com a comunidade (publicização) resultados de pesquisas de Trabalhos de Curso – TC.

Promove: Curso de Pedagogia – IFC – Campus Rio do Sul/SC.

 

PROGRAMAÇÃO:  PERÍODO NOTURNO

 

Dia 18/11/2019

segunda-feira

Dia 19/11/2019

terça-feira

Dia 20/11/2019

quarta-feira

Dia 21/11/2019

quinta-feira

Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Auditório da Unidade Urbana –

Horário: 19h às 22h

– Abertura Cultural: canção interpretada em LIBRAS

– Palestra com a Profa. Dra. Solange Aparecida Zotti

– Lançamento dos livros do PRODOCÊNCIA: Vol. 1 e 2.

– Divulgação do Logo escolhida para representar o evento Pedagogia em Foco,

Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo) e sala T9

Horário:19h30min às 21h30min

– Socialização dos Estágios II e IV – na modalidade de MOSTRA.

Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaços da Unidade Urbana

Horário: 19h às 22h

– Atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra.

Local: IFC – Campus, Rio do Sul, Espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo) e sala T9

Horário: 19h às 22h:

– Seminário de socialização e defesa de TC – Trabalhos de Curso.

Observação: Também ocorrerão defesas de TC, ao longo dos dias do evento, em períodos matutino e vespertino, conforme agenda abaixo.

SEMINÁRIO E BANCAS DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO – TC

ESTUDANTE(S) ORIENTADOR(A) TÍTULO TC DATA HORÁRIO AVALIADORES MODALIDADE
Aline França Rubens Prawucki Os conceitos de 19/11/2019 13h30min – Rubens Prawucki
alfabetização e – Moacir Gubert Banca
letramento nas Tavares
vozes dos – Cintia Franz
professores da
rede municipal
de ensino de Rio
do Sul
Ana Paula dos Reis Rogério Souza Pires Os desafios 20/11/2019 17h – Rogério Souza
e Danielle S. atuais para a Pires Banca
Schvetcher formação de – Marinês Dias
professores na Gonçalves
Educação – Tatiana Pires
Especial Escobar
Andreia Patricia de – Amauri Carboni A arte do origami 21/11/2019 19h – Amauri Carboni
Andrade Bitencourt como Bitencourt Seminário
(Orientador) possibilidade – Solange Aparecida
– Solange Aparecida pedagógica para de Oliveira Hoeller
de Oliveira Hoeller alunos com – Jaqueline Dezner
(Coorientadora) Transtorno de Liz e Souza
Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH) na rede municipal de educação de Rio do Sul (um

estudo de caso)

Andressa Gonçalves da Cunha e Pâmela Aparecida Cardoso Antônio João Fidélis A importância da música para crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão da

literatura

18/11/2019 13h30min Antônio João Fidélis

Adriana Marin

João Carlos Ruszczyk

Banca

Andreza Günther Moacir Gubert Tavares As concepções do brincar nos documentos norteadores do currículo da Educação Infantil 21/11/2019 15h30min Moacir Gubert Tavares

Patrícia da Costa Sabino

Francisléia Giacobbo dos Santos

Banca

Daniela Longo e Suéli Olivia Carpes Francisléia Giacobbo dos Santos A importância do lúdico na Educação Infantil 21/11/2019 19h Francisléia Giacobbo dos Santos

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller

Joice Daniela Pereira Nunes

Seminário

Débora Silva de

Figueiredo

Solange Aparecida

de Oliveira Hoeller

Uma análise das

políticas públicas

21/11/2019 19h – Solange Aparecida

de Oliveira Hoeller

Seminário
para a Educação – Francisléia
Infantil na última Giacobbo dos
década no Santos
município de Rio – Joice Daniela
do Sul – SC Pereira Nunes
(2009-2019): a
criança como
sujeito de direito
Eduarda Furlani Morgana Scheller Mapeamento 21/11/2019 17h – Morgana Scheller
Kresch acerca do ensino- – Nakita Ani Banca
aprendizagem de Guckert Marquez
(noções) – Moacir Gubert
matemática(s) na Tavares
Educação Infantil
e nos Anos
Iniciais
Larissa Morgana Bruna Donato Reche A concepção 21/11/2019 19h – Bruna Donato
Jandt bancária e Reche Seminário
perspectivas de – Francisléia
Paulo Freire Giacobbo dos
acerca da Santos
Educação – Solange Aparecida
de Oliveira Hoeller
Luciana Formagi Francisléia Giacobbo Os papéis do 21/11/2019 19h – Francisléia
Ignaczuk dos Santos Pedagogo Giacobbo dos Seminário
Escolar na rede Santos
municipal de – Maria Lenir Stupp
ensino em Rio do – Neiva Hoeppers de
Sul (SC) Araújo
Maria Eduarda G. Solange Aparecida Atendimento 21/11/2019 19h – Solange Aparecida Seminário
Klaumann e de Oliveira Hoeller Educacional de Oliveira Hoeller
Tairana da Silva Especializado – Tatiana Pires
Figueira (AEE) para Escobar
alunos com – Amauri Carboni
Transtorno de Bitencourt
Déficit de
Atenção e
Hiperatividade
(TDAH):
interações e
mediações
pedagógicas
Maria Helena Marinês Dias A inclusão de 20/11/2019 16h – Marinês Dias
Comper Gonçalves estudantes com Gonçalves Banca
Giacomozzi Transtorno do – Rogério Sousa
Espectro Autista Pires
no Ensino – Tatiana Pires
Regular Escobar
Regina Cátia Marinês Dias Inclusão 20/11/2019 15h – Marinês Dias
Kelim Thiel Gonçalves educacional de Gonçalves Banca
crianças com – Rogério Sousa
deficiência na Pires
Educação Infantil – Tatiana Pires
Escobar
Rosângela de Fátima Moreira Clarice Vaz dos Santos Arbelo A importância do desenvolvimento motor   para     os alunos   dos  anos

iniciais do ensino

21/11/2019 14h Clarice Vaz dos Santos Arbelo

Bruna Maria Silvério

Aldair Forster

Banca

fundamental
Tatiana de Salles Morgana Scheller Jogos 21/11/2019 19h – Morgana Scheller
matemáticos nos – Rogério Souza Seminário
anos iniciais: Pires
percepções a – Tatiana Pires
partir dos estudos Escobar
recentes
Thamires Hames Moacir Gubert Desenvolvimento 21/11/2019 19h – Moacir Gubert
Graf Tavares dos sentidos em Tavares Seminário
bebês: – Francisléia
fundamentos para Giacobbo dos
a prática Santos
pedagógica do – Solange Aparecida
professor de Oliveira Hoeller

Importante: As defesas inscritas na modalidade Seminário serão realizadas no espaço de convivência da Unidade Urbana (térreo). O ensalamento das bancas será divulgado posteriormente.

 

 

 

 

 

Informações e contatos: 

 

Coordenação do Curso de Pedagogia

E-mail: pedagogia.grad.riodosul@ifc.edu.br

Fone: (47) 3525 – 8622

Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul. Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América. CEP: 89160-202.  Rio do Sul – SC. Fone: (47) 3525-8600. http://www.ifc-riodosul.edu.br