Colóquios Integrados sobre questões Educacionais Contemporâneas

EVENTOS RELACIONADOS AO PROJETO DE EXTENSÃO “COLÓQUIO INTEGRADO SOBRE QUESTÕES EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS” Informacoes sobre o projeto

COLÓQUIOS ANO DE 2018:

Colóquio Integrado: Mostra de artesanato, encenação de casamento indígena

Foi realizado, 19/04/2018(quinta-feira), um colóquio integrado das disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação e Teorias Educacionais e Curriculares em valorização da cultura e história indígena. Evento aconteceu no auditório da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense- Campus Rio do Sul. Oito  integrantes da Tribo Xokleng – Aldeia Figueira, de Vitor Meireles – apresentaram a encenação de um “casamento indígena”,  baseado em fatos reais, vivenciados pela tia do pai (Voiekanlen) de Gilberto Couvia, coordenador das atividades que marcaram a passagem do dia do índio. Além da encenação, Gilberto também fez algumas explicações sobre a cultura e história indígena, bem como respondeu a perguntas dos participantes. A mostra de artesanatos aconteceu no hall de entrada do prédio do IFC. Acadêmicos e servidores do IFC, bem como o público externo, tiveram a oportunidade de aprender diretamente com os índios, algo mais dessa cultura que se não for valorizada será cada vez mais esquecida pela população. No curso de Pedagogia do IFC – Rio do Sul, estudam seis índios da  Tribo Xokleng. A ideia inicial partiu dos próprios índios, que vieram em um grupo de 15  para apresentar as atividades propostas.

Texto: Professor Amauri Carboni Bitencourt (IFC).

Também fomos notícia nas páginas institucionais do IFC:

COLÓQUIOS ANO DE 2017:

COLÓQUIO: CONVERSA DANÇADA – UM ESPAÇO PARA LIBERDADE

PLANO DE ATIVIDADES E RELATÓRIO – COLOQUIO – CONVERSA DANÇADA – IDA MARA FREIRE I – 2017

I SEMANA  DA CONSCIÊNCIA NEGRA – IFC CAMPUS RIO DO SUL DE 16 A 22/11/2017

COLÓQUIO INTEGRADO MARCOU A NOITE DE BOAS-VINDAS AO SEMESTRE LETIVO NO CAMPUS RIO DO SUL!

O Projeto Colóquios integrados sobre questões educacionais contemporâneas, coordenado pelos professores Amauri Bitencourt e Solange Hoeller, trouxe em sua primeira proposta do ano de 2017, Mário Cezar da Silveira – graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em acessibilidade – para tratar da temática sobre “Educação Especial, Educação Inclusiva e Acessibilidade: Provocativos para um mundo melhor”.

O Colóquio foi organizado como forma de boas-vindas aos alunos da Unidade Urbana – campus Rio do Sul, demais membros da comunidade educativa – docentes e técnicos – e como forma de compartilhar com a comunidade externa parte do que é realizado junto à Unidade, em especial, junto aos Cursos de Licenciatura: Pedagogia, Licenciatura em Matemática, e Licenciatura em Física. No dia 21/03/2017 (19h às 22h) o público compareceu no auditório da UU, se emocionou, se sensibilizou, teve a oportunidade de rever paradigmas em relação ao tema, além de apreciar, na abertura do evento, a apresentação do Coral da APAE – Rio do Sul/SC.Texto: Solange Aparecida de Oliveira Hoeller (Professora de História da Educação – Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia) e Amauri Carboni Bitencourt (Professor de Filosofia da Educação – Coordenador do Curso de Pedagogia).

Imagem 1: Palestrante, professores e acadêmicos assistindo ao Colóquio

Fonte: Acervo da coordenação do curso de Pedagogia IFC  – Rio do Sul

Imagem 2: Participação do Coral da APAE de Rio do Sul e Representante da Direção do campus – Katia Regina Koerich Fronza (CGE-UU) – dando boas-vindas aos presentes

Imagem 3: Coordenadores das Licenciaturas e público presente ao Colóquio