Formação em Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais

EVENTOS RELACIONADOS AO PROJETO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE APROFUNDAMENTO CIENTÍFICO-CULTURAL (AACC) Informacoes sobre o projeto

ANO DE 2018:

Dia 09/06/2018: O Projeto De Extensão: Atividades Pedagógicas De Aprofundamento Científico-Cultural (AACC) promoveu atividade de Equoterapia

A atividade faz parte do Projeto de Extensão: Atividades pedagógicas de aprofundamento científico-cultural (AACC), vinculado ao curso de Pedagogia do campus Rio do Sul. A atividade proposta constituiu-se em uma prática/vivência: de Equoterapia”, conduzida por Silvana Cony Quiteiro e Vera Lúcia Freitas Paniz que coordenam o Projeto de Equoterapia e Zooterapia na Unidade Sede do campus Rio do Sul. Os acadêmicos foram acompanhados pelas professoras Bruna Donato Reche e Patrícia da Costa Sabino.

Oficina de Origami: atividade proposta a partir do projeto de extensão AACC (Atividades de Aprofundamento Científico-Culturais)

No sábado, 5 de maio, acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul puderam elaborar em torno de 20 peças de Origami, de nível básico, criando representações diversas tais como animais, caixas, flores, etc. O objetivo da oficina foi oferecer aos acadêmicos o aprendizado de modelos que apresentassem possibilidades pedagógicas de serem trabalhados, especialmente com a Educação Infantil e os anos inicias do Ensino Fundamental.

Conhecido popularmente como a técnica de dobradura de papel, o origami é uma arte secular japonesa praticada por pessoas de todas as idades e culturas. A ministrante da oficina foi a professora de artes da Escola Ursulina de Senna Castro, Morgana Tesman, do município de São José/SC. Morgana utiliza este recurso didático em sala de aula, bem como produz peças para comercialização. De acordo com a professora, a ideia da atividade foi a de desenvolver modelos simples que as crianças da Educação Infantil pudessem fazer.

A oficina de origami foi uma atividade proposta a partir do projeto de extensão AACC (Atividades de Aprofundamento Científico-Culturais), coordenado pelos professores Amauri Bitencourt e Solange Hoeller.  Texto e fotos: Coordenação de Pedagogia/Rio do Sul.

ANO DE 2017:

SEMESTRE I: Dia 01/04/2017: Yoga no espaço escolar – equilíbrio corpo e mente!

Trabalhando a “Formação” humanística do ser” – CURSO DE PEDAGOGIA realizou mais uma vivência do Projeto de Atividades de Aprofundamento Científicas e Culturais neste sábado (01/04/2017), na Unidade Sede /IFC – campus Rio do Sul. A manhã foi marcada pela palavra GRATIDÃO, no sentido pleno desta palavra na prática de “Yoga no espaço escolar: equilíbrio corpo e mente”. De modo especial, gratidão a Luiz Carlos Peixer (Luli) que guiou professores Amauri e Solange (coordenadores do Projeto), Patrícia, Tatiana, Bruna e Francisléia e acadêmicos de Pedagogia (1ª e 3ª fases) na atividade de Hatha Yoga: meditação,  execução de posturas e exercícios de respiração. Foram momentos de HARMONIA, EQUILÍBRIO e de ESTAR PRESENTE onde a VIDA ACONTECE… Namastê!!!

SEMESTRE II:

ANO DE 2016:

SEMESTRES I e II: Atividades do I e II -2016 – educador e propósito de vida – educacao biocentrica